terça-feira, 6 de dezembro de 2011

«AGENDA ABERTA»

No dia 16 de Novembro de 2011, a Docente de Educação Especial Ana Isabel Azevedo, desenvolveu uma iniciativa relacionada com o Dia Mundial da Tolerância, tendo como público-alvo a turma C, do 4º Ano de Escolaridade, cuja Docente de Ensino Básico, 1º Ciclo, é a Professora Maria de Fátima Oliveira. Visou-se a exploração de um texto, designado por «O Mar e o Caracol», da autoria de António Torrado, cujos conteúdos se remetiam às Áreas de Língua Portuguesa, Formação Cívica e a conceitos/operações lógico-matemáticas.
A dinamizadora da iniciativa, Stella Azevedo, assumiu o papel de orientadora no levantamento das questões e no desenrolar da discussão sobre os textos apresentados, porém as ideias e iniciativas foram dos alunos e, por isso mesmo, fortemente encorajadas e valorizadas.
Não há melhor maneira de estimular as habilidades de pensamento do que através do diálogo disciplinado.
Através deste fazer da filosofia, a Professora tem melhores oportunidades de atingir o seu objectivo de formação fundamental, a saber o desenvolvimento no aluno/aluna da capacidade de crítica, da consciência dos seus próprios raciocínios, da aptidão para o diálogo e para o confronto com abordagens divergentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário