quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

«AGENDA ABERTA»

No dia 2 de Dezembro, a Docente de Educação Especial Ana Isabel Azevedo, desenvolveu uma iniciativa relacionada com o Dia Internacional da Deficiência, tendo como público-alvo a turma B, do 4º Ano de Escolaridade, cuja Docente de Ensino Básico, 1º Ciclo, é a Professora Maria de Fátima Oliveira. Visou-se a exploração de um texto, designado por «O Aspirador Especial Espacial», da autoria de Maria José Rego, cujos conteúdos se remetiam às Áreas de Língua Portuguesa, Formação Cívica e a conceitos/operações lógico-matemáticas.
A dinamizadora da iniciativa, Maria José Rego, assumiu o papel de orientadora no levantamento das questões e no desenrolar da discussão sobre o texto apresentado, porém as ideias e iniciativas foram dos alunos e, por isso mesmo, fortemente encorajadas e valorizadas.
Educar uma criança é muito mais do que a preparar para tomar decisões: é preveni-la contra os riscos das crises sociais. Se pretendemos que elas venham a ser cidadãos e cidadãs racionais, no que respeita a valores, devemos inseri-las na investigação de valores, pois é esta que contribui mais fortemente para o desenvolvimento da racionalidade no indivíduo.

Sem comentários:

Enviar um comentário