terça-feira, 15 de novembro de 2011

O dia de São Martinho

No dia 11 de novembro comemorou-se o dia de São Martinho.  Martinho era um soldado do exército romano que, num dia de muita chuva e muito frio, estava a regressar de Itália para a sua terra natal, algures em França, montado no seu cavalo. Ele estava agasalhado com uma capa vermelha que usam todos os soldados romanos. Pelo caminho, Martinho cruzou-se com um pobre mendigo que estava quase despido e, por isso mesmo, cheio de frio. Sendo Martinho um homem bondoso não podia seguir o seu caminho sem ajudar aquele pobre homem. Não tendo mais nada para lhe dar, com a sua espada, cortou metade da capa que trazia e deu-a ao mendigo. No momento em que o soldado praticou este ato de bondade as nuvens desapareceram e o sol começou a brilhar no céu; parecia um dia de verão. E desde aí celebra-se o dia de São Martinho.
Para comemorarmos este dia, na sala de aula, fizemos um cartucho com folhas de jornal onde guardaríamos as nossas castanhas. Também decorámos um painel, com um trabalho de expressão plástica relacionado com este dia. Para tal, utilizámos uma folha branca e, com aguarelas e uma esponja, pintámos uma moldura com as cores do outono. No interior da moldura colámos uma fogueira com castanhas à volta; afinal as castanhas não podiam faltar neste dia. Parece-nos que os trabalhos ficaram bastante bem!!! (Ora vejam as fotos).
Nesse dia estava a chover e, como tal, não podemos manter a tradição de acender uma fogueira no campo de futebol para assarmos algumas castanhas. Esta fogueira seria, para os mais corajosos, o momento de mostrarem a sua valentia saltando-a. Além disso também não nos foi possível fazer a brincadeira mais divertida: pintar a cara com as cinzas… que pena!!
Mas, apesar do mau tempo, as castanhas não faltaram! Foram assadas no forno da nossa cantina e aí distribuídas para todos os alunos da escola e do jardim, juntamente com um copo de sumo de laranja.
A festa ainda estava longe de terminar e, na segunda hora de Educação Física, jogámos às escondidinhas com as outras turmas do 4º ano.
            Apesar de não termos fogueira nem cinzas o dia foi divertido!
                                                                                                      Texto coletivo do 4ºC









Sem comentários:

Enviar um comentário