quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Pequenos escritores do 2º ano C

E perguntam os senhores:
- Como nasceu este livro?
Tomem atenção: no 4º Encontro de Ilustração, que decorreu em S. João da Madeira no mês de outubro, o ilustrador Paulo Galindro orientou uma oficina onde se propôs executar um trabalho que seria sorteado pelos presentes. A feliz contemplada foi a professora desta turma, Ana Mota. E tão feliz ficou que logo lhe apeteceu dar a conhecer aos seus pequenos alunos a belíssima ilustração que havia recebido.
Mas como não deixa de ser professora, daí nasceu uma proposta: cada aluno deveria inventar uma história para este par de pinguins espantosos.
E assim foi! Os alunos escreveram pequeninas histórias, que também ilustraram. A professora tratou dos aspetos «técnicos»: imprimir, digitalizar, organizar …
E apresentou mais uma proposta: fazer uma história coletiva na sala de aula. Divertidíssima atividade: as ideias choveram, o texto foi crescendo e, no fim, nasceu um título elucidativo da história produzida – Uns pinguins totós. A ilustração deste texto foi o ponto final deste belo livro que vai ficar na biblioteca de sala para nossa satisfação.
Mas não só! Pretendemos transformar o trabalho num livro digital, a incluir no blogue da Escola do Parque e no projeto das Histórias Digitais do Agrupamento.
Concluindo: um pequeno/grande projeto realizado com muito empenho e satisfação. Haverá mais? Nós queremos!!


Sem comentários:

Enviar um comentário