sábado, 19 de novembro de 2011

projeto «Um mundo de papel» - 2º ano

A visita ao Museu do Papel
No dia 2 de Novembro fomos visitar o Museu do Papel.
Quando saímos da escola, eram nove horas, chovia muito, mas mesmo assim nós estávamos ansiosos e por isso lá fomos todos contentes.
Chegados a Paços de Brandão, (lugar onde ficava a o Museu), dirigimo-nos para um átrio onde fomos recebidos pelas pessoas que ali trabalhavam e que já estavam à nossa espera.
Fomos muito bem recebidos!
Como havia duas oficinas, as turmas foram divididas em dois grupos: uns para a oficina de reciclagem de papel e outros para a de trabalhos em papel reciclado.
Nós, os alunos da primeira oficina, vimos um filme onde o Forminhas nos explicava como é importante a reciclagem de materiais e principalmente de papel.
É que, se não usarmos sempre papel novo, estamos a poupar as árvores!
Depois fomos com a senhora do Museu e com a professora experimentar as tarefas que são precisas para reciclar papel: rasgámos jornais e revistas velhas; os pedaços de papel foram metidos numa máquina trituradora com alguma água e tornou-se numa pasta cinzenta; com uma forma de rede, fomos moldar folhas de papel; esprememos muito bem a folha numa baeta e, por fim, colocaram-se as baetas todas penduradas num estendal.



Como as nossas folhas ficaram a secar, a senhora deu-nos uma folha de papel reciclado já seca para podermos fazer trabalhinhos na escola.
E nós, os meninos do segundo grupo, fomos visitar o Museu para ficarmos a saber um bocadinho mais sobre a arte de fazer papel. Na “ Casa Velha” a Andreia falou-nos sobre as várias fases de confeção do papel e a transformação que ocorria em cada uma delas, nas respetivas máquinas.


De seguida fomos convidados pela mascote do Museu “ O Forminhas “ a assistir a um filme que ele próprio elaborou para nós. Recordámos tudo o que tínhamos visto e o que a Andreia nos tinha dito acerca de todas as etapas do processo de reciclagem do papel.
Por fim e para mais tarde recordar, fomos sentar-nos numas mesinhas coloridas onde com a ajuda das “Andreias” e das nossas professoras fizemos um original bloco em papel reciclado. Que bonito!





Agora era tempo de regressar à escola. Que pena! Queríamos passear mais um bocadinho.
Na escola, a primeira tarefa foi explicar como foi a atividade de cada grupo, uns ensinaram como se recicla o papel e outros ensinaram a fazer um bloco de apontamentos como o que fizeram no Museu.
A visita foi muito interessante. Para apresentar a toda a escola as aprendizagens da nossa visita de estudo, fizemos trabalhos para expor no painel do 2º ano, no átrio da escola. 


O projeto vai continuar com outras atividades. Daremos mais notícias!
Os alunos do 2º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário